Αναζήτηση αυτού του ιστολογίου

Κυριακή 4 Απριλίου 2021

St. Paísios, Athonita




 “Eu gostaria de direcioná-lo a um método simples de oração incessante que você, se desejar, pode usar. Provavelmente é mais eficaz para as pessoas simples que não podem perceber a profundidade do pensamento dos Santos Padres e que estão em perigo de cair em prelest (ilusão espiritual).

Alguns não estabelecem para si mesmos a meta de rejeitar seu 'homem velho', isto é, não estabelecem como meta humildade, arrependimento e podvig (lutas ascéticas), que é o que devemos fazer pela santificação de nossas almas (o resto é feito por Deus), eles não se esforçam para enfrentar verdadeiramente a sua pecaminosidade e aquilo que é o resultado desta compreensão - toda a fome abrangente pela misericórdia de Deus e pela oração frequente 'Ó Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, tem misericórdia de mim'. Esta oração é proferida com dor de coração (então a pessoa sente em seu coração a doçura do Consolo Divino do Mais Doce Jesus).

Infelizmente, muitas vezes eles começam com o ascetismo 'seco' e se esforçam pela bem-aventurança dada por Deus, a Luz Incriada, eles aumentam constantemente o número de orações e aos seus próprios olhos eles se tornam santos. Eles calculam o grande número de suas orações e chegam à conclusão de que devem ser santos.

Fazem bancos precisamente de acordo com as medidas e muitas outras coisas, certificam-se de que suas cabeças estão baixas no ângulo certo em relação ao coração, diminuem a respiração e fazem tudo o que Santos Kallistos e Gregório, aqueles que muito conseguem com o silêncio, escreveram na Philokalia. Então eles se deleitam com o falso pensamento - que eles devem ter alcançado a medida daqueles santos. Uma vez que eles acreditam neste pensamento, imediatamente um demônio vem e liga para eles uma TV com fantasias. Então, seguem-se as profecias demoníacas e tudo o mais que está associado ao prelest.

A única coisa segura é o arrependimento. Qualquer estrutura espiritual deve ser construída sobre ele. Pedimos incessantemente a Deus pelo arrependimento e nada mais. Não devemos pedir luz, milagres, profecias e outros dons, mas arrependimento. O arrependimento traz humildade, e a humildade trará a graça de Deus, porque é uma lei: a graça de Deus sempre vem para os humildes. Portanto, a humildade é uma obrigação para nossa salvação. Quando a tivermos adquirido, a graça de Deus virá e nos ensinará o que devemos fazer pela nossa salvação e por aqueles que estão próximos de nós. Quando começarmos a sentir a grande necessidade da misericórdia de Deus, então vamos dizer a oração muitas vezes de todo o coração e sentir em nosso coração a doçura da consolação divina do Doce Jesus. Então nosso coração vai abraçar nossa mente e todo o nosso ser. Se fizermos tudo isso, nossa oração não vai nos cansar. Quando percebemos a verdadeira essência da oração, isso nos traz descanso e não temos que nos forçar a orar. Mas somos compelidos por nossa consciência, que concede ao nosso coração coragem espiritual e asas espirituais e então, na hora da oração, nosso coração, não importa o quão endurecido esteja, é dilacerado pelo choro e produz lágrimas abundantes. O homem sente a necessidade da oração como uma criança que, ao abrir a boca e se apressar ao abraço da mãe para se agarrar ao seio, sente fome e, ao mesmo tempo, segurança no amor materno.

Não há dúvida de que o inimigo vai tentar, por distração de seus pensamentos, oferecer uma luta. Mas quando a oração é precedida pela leitura dos Santos Padres (Evergetinos ou Paterikon), então as dificuldades menores e maiores e os cuidados do dia diminuem, você será cercado pela atmosfera espiritual e sua oração será focalizada.

Se o inimigo decidir atacá-lo com pensamentos lascivos (de acordo com sua malícia e inveja habituais) - não se desanime, mas use o demônio em seu próprio benefício, dizendo: “Que bom que você me trouxe estes pensamentos- agora estou encorajado a rezar, caso contrário, continuo me esquecendo de rezar sem cessar ”. Imediatamente o inimigo recuará, pois está acostumado a fazer apenas o mal. Falei sobre isso porque o inimigo costuma trazer pensamentos corruptores às pessoas sensíveis, a fim de torná-las mais sensíveis, confundir seus pensamentos e interromper suas orações. Especialmente isso é verdade para aqueles que orgulhosamente mantêm vigílias extremamente longas além de suas forças, pois estão exaustos e não têm forças para afastar os pensamentos corruptos. Eles pensam que os pensamentos corruptos são seus e, portanto, sofrem por algo que não é culpa deles, mas do inimigo.

Por isso é necessário que os jovens rezem com humildade e discernimento, não se deixem vencer pelos cuidados do dia, mas se ocupem da leitura espiritual, comam um pouco de comida simples que também ajuda (e na medida do possível a a comida deve ser sem sal para evitar a ingestão abundante de água, porque a retenção de água impede a oração). Ajuda se a refeição da noite, por mais leve que seja, for feita às 16 horas. Depois disso - leitura dos Santos Padres ou qualquer outra coisa por cerca de três horas. Ajudaria se as prostrações forem feitas entre as atividades, após cada rodada do cordão de oração - para aquecer o óleo do motor. Quando os rapazes estiverem cansados, deixe-os sentar e fazer a oração, lembrando-se de sua miséria e de todas as coisas boas que Deus fez por eles. Então a mente se concentrará no coração e a pessoa pede, sem nenhum esforço, a misericórdia de Deus com todo seu coração, toda sua alma e toda sua mente.

De grande proveito são as três horas após o pôr do sol, quando são precedidas de leituras dos Santos Padres, bem como, a propósito, as horas desde a meia-noite até o nascer do sol. O melhor é que o jovem vá para a cama uma hora após o pôr do sol e se levante de manhã cedo, para escapar dos sonhos sensuais da manhã. Claro, o discernimento e a orientação do pai espiritual (que se deve ter) são necessários ”.

St. Paísios, Athonita


#mistagogia

Δεν υπάρχουν σχόλια: