Αναζήτηση αυτού του ιστολογίου

Τετάρτη 6 Ιουλίου 2022

PRIORIDADES DESLOCADAS. Nossa preguiça e as prioridades equivocadas.


PRIORIDADES DESLOCADAS.
Nossa preguiça e as prioridades equivocadas.

Nossa preguiça e as prioridades equivocadas em relação aos cultos dominicais e dos dias santos nos afastam de nossas obrigações para com Deus e põem em risco nossa alma, pois ao nos mantermos afastados do templo de Deus, permanecemos distantes da cura que vem da participação nos Mistérios Divinos.  São Gregório Palamás nos diz que "podemos permanecer sem cura, sofrendo de incredulidade em nossa alma por causa de atos ou palavras, e deixando de nos aproximar da terapia de Cristo para receber a santa cura".

A Ortodoxia não é uma religião pela qual podemos alcançar a salvação na privacidade de nosso próprio lar, pois nossa fé é uma fé comunitária, pela qual participamos do Corpo de Cristo em comunidade. É nesta vida que devemos participar da vida comunitária da Igreja, pois depois da morte não há tratamento para aquilo que nos separa de Deus. Não há arrependimento depois desta vida, porque todas as pessoas compartilham o mesmo fim. Cada um de nós está destinado a ver a Glória de Deus na Segunda Vinda de Cristo.

O Protopresbítero Ioannis Romanides certa vez disse: "Todas as pessoas verão a Glória (Luz Incriada) de Deus e, deste ponto de vista, terão o mesmo fim. Todos, é claro, verão a Glória de Deus, mas com uma diferença: os salvos verão a Glória de Deus como uma luz mais doce e que nunca se põe, enquanto os condenados verão a mesma Glória de Deus como um fogo devorador que os consome”.

Nossa preguiça e nossas prioridades equivocadas nos afastam dos Mistérios Divinos e privam nossa alma da graça curativa que vem com um encontro com o Deus Vivo. Como Hospital da Alma, a Igreja foi estabelecida pelo próprio Cristo como aquele lugar onde recebemos a cura, para que possamos deleitar-nos no Banquete Eterno que nos espera no além [desta vida]. Ao nos privarmos dos Mistérios cheios de graça nesta vida, que só são encontrados na vida da Igreja, nos separamos do própria terapia que garante a bem-aventurança eterna para a próxima vida.

 Com amor em Cristo,

 + Abade Tryphon.

Δεν υπάρχουν σχόλια: