Αναζήτηση αυτού του ιστολογίου

Τετάρτη 10 Ιουλίου 2019

O "RACISMO" EM UMA PERSPECTIVA ORTODOXA:

O "RACISMO" EM UMA PERSPECTIVA ORTODOXA:

"Cristo Deus veio até nós, sofreu, foi crucificado e ressuscitou dos mortos: tudo isto para a salvação do mundo, em benefício de cada pessoa.

Portanto, não há lugar para o nacionalismo ou para o sectarismo ... Toda pessoa é significativa diante de Deus, quer ele conheça a Deus ou não, qualquer que seja sua nacionalidade, raça ou religião. A Bíblia Sagrada afirma a dignidade de cada pessoa criada à imagem de Deus. É verdade que os judeus eram conhecidos como "o povo escolhido de Deus". Este foi apenas um estágio histórico em que Deus os usou como um meio para entrar na sociedade e fazer com que todas as nações que acreditam n'Ele sejam Sua própria nação. Portanto, o apóstolo Paulo diz: "Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus" (Gálatas 3:28).

De fato, Cristo - se uma pessoa O conhece e acredita nEle ou não, O conhece e crê nEle - é semeado no coração de todo ser humano e até traçado sobre cada feição humana.

Em suas Instruções Espirituais, São Doroteu diz: "Suponha um círculo cujo centro é Deus e cujos raios são caminhos diferentes. Toda pessoa do mundo criado caminha ao longo de um dos raios em direção ao centro, onde Cristo é Deus (não importa se a pessoa percebe isso ou não). Ele se aproxima de seu irmão, caminhando por um raio diferente em direção a Deus, O próprio centro. Quanto mais eles se distanciam um do outro, mais eles se distanciam de Deus ".

O comportamento racista está enraizado na realidade do pecado desde o inicio da humanidade. Um ditado conhecido entre os gregos é "aquele que não é grego é um bárbaro". Esse racismo está enraizado em nosso sangue, nós seres humanos fracos, mas aqueles que acreditam em Cristo o rejeitam e combatem com as palavras do Evangelho:
" Ame seus inimigos, abençoe aqueles que o amaldiçoam e ore por aqueles que o perseguem "(Mateus 5:44).

"Toda semente de Adão é destinada à salvação, tendo sido renovada em Cristo", segundo Santo Irineu. As pessoas enxergaram nos primeiros cristãos uma "terceira raça", como diz Tertuliano, no sentido espiritual. Isto é, um "novo povo" em quem as duas raças, judeus e pagãos, se encontram. Portanto, o Cristianismo rejeita toda forma de racismo ou discriminação religiosa. Meu vizinho não é apenas a pessoa da minha tribo, o meu bairro ou da minha religião. Pelo contrário, ele é toda pessoa que eu conheço ao longo do meu caminho. Portanto, devemos respeitar os estranhos e aceitar o diálogo, a participação e a cooperação com outras etnias.
[...]
Cristo participou da salvação de todos os excluídos, como os samaritanos e pagãos, como a mulher cananeia, e assim devemos imitá-Lo. "

+ Ephrem
Metropolita de Trípoli, al-Koura e suas dependências

Δεν υπάρχουν σχόλια: