Αναζήτηση αυτού του ιστολογίου

Κυριακή, 30 Μαΐου 2021

Nosso Santo Pai Teodoro, o Santificado


Nosso Santo Pai Teodoro, o Santificado

São Teodoro foi chamado "Santificado" porque foi o primeiro em seu mosteiro a ser  ordenado ao sacerdócio.

São Teodoro veio do Egito e era filho de pais cristãos ricos e ilustres. O anseio pela vida monástica apareceu cedo nele. Certa vez, houve uma grande festa na casa de seus pais durante a festa da Teofania. O menino não quis participar das festividades, lamentando que por causa das alegrias terrenas ele pudesse ser privado das alegrias da vida por vir. Ele secretamente saiu de casa quando tinha quatorze anos e entrou em um  mosteiro.

Ouvindo sobre Pacômio, o Grande, ele ardia de desejo de ver o asceta. São Pacômio acolheu o jovem com amor, previamente informado por Deus da sua vinda. Permanecendo no mosteiro, São Teodoro rapidamente cumpriu todas as suas tarefas monásticas, particularmente na obediência total ao seu guia e na sua compaixão para com os outros irmãos. A mãe de Teodoro, sabendo que ele estava no mosteiro Tabennisi, veio a São Pacômio com uma carta do bispo, pedindo para ver seu filho. São Teodoro não queria quebrar seu voto de renunciar ao mundo, então ele se recusou a se encontrar com sua mãe.

Vendo a força de espírito e habilidade de São Teodoro, São Pacômio certa vez disse-lhe para instruir os irmãos sobre as Sagradas Escrituras. São Teodoro tinha então apenas vinte anos. Ele obedeceu e começou a falar, mas alguns dos irmãos mais velhos ficaram ofendidos porque um novo monge deveria ensiná-los, e eles partiram. São Pacômio disse-lhes: "Vocês se entregaram ao diabo e por causa da sua vaidade, os seus esforços darão em nada. Vocês não rejeitaram Teodoro, mas sim a Palavra de Deus, e se privaram do Espírito Santo."

São Pacômio nomeou São Teodoro como superintendente do mosteiro Tabennisi e retirou-se para um mosteiro mais solitário. São Teodoro com amor filial continuou a preocupar-se com seu instrutor, e cuidou de São Pacômio em sua enfermidade final, e quando o grande aba repousou no Senhor, ele fechou os seus olhos. Após a morte de São Pacômio, São Teodoro dirigiu o mosteiro Tabennisi, e mais tarde ele estava à frente de todos os mosteiros de Tebaida. São Teodoro, o Santificado, era famoso por sua santidade de vida e um grande dom de fazer maravilhas, e era bem conhecido de Santo Atanásio, Patriarca de Alexandria. São Teodoro repousou em sua velhice no ano 368.

Δεν υπάρχουν σχόλια: